Caminha “Mosaico de Paisagens”

Abraçada pelo Mar, Rios e Serra. Caminha abraça-nos numa autêntica "manta de retalhos de paisagens", vegetação luxuriante, águas cristalinas e amigas dos rios Minho, Coura e Âncora, montes verdejantes que cobrem várias aldeias, e a imponente e omnipresente Serra d'Arga com os seus 700 metros de altura.

As belíssimas praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e o Forte do Cão, com a sua esplêndida brancura e luminosidade, são o ex-libris de Caminha, fonte de atração turística, onde a história e o património edificado completam esta manta de retalhos de imponentes monumentos de todas as épocas históricas. Há uma panóplia de zonas de lazer e miradouros para descobrir. O verão traz também uma vida noturna animada em vários locais do concelho e uma gastronomia intensamente marcada pelos sabores do mar, do rio e do interior.

Uma Região com História

Com um vasto património natural e cultural, o concelho de Caminha surpreende o visitante pelo seu “olhar” medieval no centro da vila do concelho. Por toda a região, o visitante “respira” a própria História de Portugal que se estende como um livro impresso pelas calçadas, ruelas, recantos românticos e nos vários espaços ricos em pormenores artísticos, religiosos, militares ou urbanos, bastando para isso percorrer as suas aldeias.

Nos arredores da vila, existem ainda vestígios de civilizações antigas, maioritariamente atribuídas a períodos pré-históricos e proto-históricos, como gravuras rupestres, sepulturas, dólmenes e castros, num extenso número de monumentos e vestígios antigos que perduram até aos nossos dias, e que se mantêm vivos através de um grande número de guias e roteiros, disponíveis para qualquer época específica que o visitante queira “visitar”, numa mistura abrangente de passado e presente.

Caminha é Divertimento

Pelas suas raízes e espírito empreendedor, a comunidade caminhense apresenta um dinamismo crescente, contribuindo assim para a grande oferta cultural que o concelho possui. Deixe-se seduzir pela diversidade que Caminha tem para oferecer:

  • A comunidade caminhense é seduzida pela diversidade que Caminha oferece, através da recriação da história da época medieval, que enche as ruas do centro histórico da vila de diversão, música, teatro e muita fantasia. É um desafio encenar o espírito medieval, trajando a rigor ou interagindo com os andarilhos e artesãos, e provando as iguarias da região, nas tascas e bares que animam a Feira Medieval de Caminha;
  • através da promoção das tradições e dos laços que ligam o Concelho desde o início dos tempos ao mar, através do Festival do Mar e da Sardinha;
  • através de espetáculos musicais em que o mote é a diversidade para agradar ao público, com destaque para o Festival de Vilar de Mouros, aclamado internacionalmente por todos os amantes da música;
  • através de sessões de teatro em que o teatro amador mostra o talento tradicional deste povo;
  • através de fascinantes encontros literários destacados pela Feira do Livro;
  • através das exposições das galerias de arte, em particular a “Arte na Leira”, envolvida pela Serra d’Arga como pano de fundo, e pela sua envolvente única, a rudeza das fragas em cada pedra e cascata. Este é um dos eventos mais celebrados em todo o concelho de Caminha, onde se apresentam trabalhos distintos de pintura, escultura, desenho, fotografia, cerâmica, joalharia, entre outros.

Recantos da Natureza

Para descobrir as belezas naturais do concelho, o visitante deve aproveitar o fim de semana em contacto com a natureza. O visitante deve fazer aquilo que é considerado por muitos como uma combinação perfeita entre o Homem e o Ambiente. Escolha um dos vários ícones desta manta de retalhos! Caso se decida pela montanha, deparar-se-á com um dos ambientes mais preservados, de pura natureza e vida tipicamente rural, vista dos seus campos férteis, piscinas naturais, fauna e flora variadas. Participe em percursos pedestres onde esta beleza rara e selvagem pode ser apreciada e veja de perto tradições centenárias que sobrevivem e encantam. Misturando-se com o verde da paisagem ou fazendo um passeio de bicicleta ou a pé, um piquenique na Mata Nacional do Camarido ou no Pinhal da Gelfa. Desafiar a saúde, escolhendo as margens do rio, a pé ou de bicicleta, através dos ecopistas. Desfrute de um merecido descanso nas praias solarengas ou mergulhe no azul profundo das águas cristalinas dos seus rios.

Porque o Homem na combinação perfeita com a natureza, deixe-se levar pela beleza estonteante que o espera.

Liberdade Ativa

Caso opte por desportos de mar, como o surf, windsurf, vela, kitesurf ou bodyboard, mergulhe nas ondas das praias do Camarido, Moledo, Vila Praia de Âncora ou Forte do Cão (Fortaleza), óptimas para a prática de diferentes desportos, incluindo as suas excelentes qualidades terapêuticas. Para quem prefere sensações mais calmas, pode escolher entre diferentes opções fluviais, como o kayak, a canoa, os passeios de barco e o remo, modalidade que tem prestigiado a região de Caminha.

BTT e o enduro (desporto motorizado) são também modalidades bastante praticadas pelos deslumbrantes vales e montes deste paraíso terrestre.

Uma Tradição de Conhecimento

Arte e festa, símbolos de uma cultura genuína e popular expressa em grandes momentos de fruição e convívio, como as Festas Populares e Festas do Santo, que se realizam no nosso concelho em torno de três eventos especiais: as Festas de Stª Rita de Cássia (festas concelhias), as Festas da Srª da Bonança, e o seu forte atelier pelas gentes ligadas às atividades do mar, e a festa popular de São João d’Arga, uma das mais antigas e tradicionais do Alto Minho, onde o colorido da etnografia local, os trajes e acessórios transmitem um estilo de vida deste povo.

Assistir e seguir a tradição de um conhecimento ligado às artes populares é conhecer e apreciar diferentes tipos de artesanato do nosso concelho: desde os fogos de artifício às louças de cobre, passando pela tecelagem do linho, rendas e bordados (lenço de namorados), trajes regionais, cestaria, ferraria, doçaria, palmetas, olaria e azulejos pintados, miniaturas de barcos são todo um conjunto de peças únicas feitas à mão que Caminha ainda fabrica e conserva.

Sabores do Mar e da Terra

Degustar a grande variedade de iguarias do concelho de Caminha é ter um gostinho da sua cultura, dos hábitos e da tradição de todas estas gentes espalhadas por esta manta de retalhos paisagística e envolver-se com todos os sabores do mar e da terra. Dos montes da Serra d’Arga, podemos apreciar a degustação dos pratos de carne, dos produtos caseiros intensivos virados para a pequena pecuária e dos produtos hortícolas, de que o cabrito da Serra d’Arga é um belo exemplo.

Dos seus rios e mar, a truta, o salmão, o sável, o robalo, a sardinha, a solha e a lampreia, são algumas das espécies mais utilizadas na gastronomia local, entre as quais se destacam a Caldeirada à Pescador ou a Solha Seca.

Fonte: Câmara Municipal de Caminha

Explorar o Minho